Muito além de Santo…

Este texto escrevi há algum tempo, mas é atual mesmo ainda hoje:

Diante de seus olhos a batalha se revela, entre suas mãos a segurança da vitória e guardado no peito o escudo de seu alviverde imponente.

Mais que um goleiro, muito mais que um Santo, Marcos é hoje o símbolo de amor a camisa, de respeito. É o símbolo de uma torcida.

Falar de sua humildade, simplicidade e dedicação é redundante. Basta dizer Marcos que todos estes adjetivos e muitos outros ficam subentendidos.

É tão simples e sincero que até mesmo os adversários se rendem.

Com o sotaque caipira de Oriente chegou ao Palestra para ser um marco, para fazer sua história junto a história do Palmeiras.

O Palmeiras é tão Marcos e o Marcos é tão Palmeiras que fica dificil saber onde começa um e termina o outro.

Dedicado, esforçado, guerreiro; deu a volta por cima tantas e tantas vezes, se superou, nos surpreendeu, se surpreendeu.

Não é exagero dizer que Marcos fez do Palmeiras ainda mais gigante. No melhor de sua carreira descartou a Europa para amargar o rebaixamento, valorizou o clube e fez jus ao apelido de Santo que recebeu por suas milagrosas defesas.

Marcos é extremo. É santo e opera milagres, mas não se envergonha em assumir suas falhas, quando por vezes, atua como um mortal.

Com o Palmeiras conquistou a América, com o Brasil conquistou o mundo e com humildade conquistou milhões de fãs e admiradores.

Com seu amor incondicional nos deixou mal acostumados. Dizem que somos carente de ídolos, mas quem tem Marcos pode se dar o luxo de exigir mais.

Não basta ter títulos. Não basta bater no escudo e beijar. Nem mesmo raça é o suficiente.

Não somos carentes de ídolos, somo carentes de Marcos. E sem Marcos não temos referência, não temos em quem acreditar.

Por isso São Marcos é raro. É ímpar, é eterno, é santo, é ídolo, é goleiro, é torcedor, é centroavante, é Palestra, é Palmeiras, é Marcos, SÃO MARCOS!

No mais alto do meu egoísmo um dia finalizei este texto da seguinte maneira:

Que seja duradoura sua presença entre nós, que seja eterna! São Marcos, santo protetor de uma nação, eterno e milagroso, fica para sempre, O NOSSO PALMEIRAS PRECISA DE VOCÊ!’

 

Infelizmente, não vai ficar. O corpo já não aguenta.

O Palmeiras no entanto continuará precisando dele, não na figura de goleiro, pois somos a Academia, mas na figura de Marcos.

O torcedor ficará órfão neste ano. E não só o torcedor palestrino. O futebol perde com a aposentadoria de Marcos. Perde além de um grande goleiro, uma figura única. Perde o bom humor, perde as declarações quentes de fim de jogo. Perde um piadista, perde um ídolo.

A camisa 12 deveria seguir seus passos e ser aposentada de nossa história. Um busto na nova Arena ainda seria pouco. E todas as homenagens que se seguirem, ainda serão poucas se comparado a tantas emoções que este Santo nos proporcionou.

Marcos é tão Palmeiras e o Palmeiras é tão Marcos, que não sei diferenciar onde começa um e termina o outro.

O clube é maior do que qualquer ídolo, não tenho duvidas. Mas foi também o Marcos que tornou o Palmeiras ainda maior.

Sei que o dia está próximo e só de pensar, uma dor imensa já invade meu coração palestrino.

Que São Marcos saiba que somos eternamente gratos por tudo e que jamais sairá da memória e do coração do palmeirense. E que sabemos que nossa dívida com você, é eterna!

E no último dia, ainda que pequeno, um pedaço do meu Palmeiras será aposentado também.

Estarei de luto, mas estarei de Verde. Triste, mas orgulhosa de um dia poder dizer : Eu vi o Marcos jogar!

Ao meu maior ídolo, todo o carinho que este mundo possa dar, toda força que ele possa receber e toda gratidão que à ele é merecida.

Obrigada São Marcos, por escolher a nossa casa para ser sua também!

” Eu lhe conclamo Santo protetor de uma nação. Estenda sobre nós, mortais dos corações aflitos, das unhas roídas, dos gritos de desespero, das preces de agonia, o seu manto sagrado. Abençoe a quem o ama. Santo homem do Jardim Suspenso, eu lhe agradeço, lhe venero, lhe ofereço todo o meu amor. És o São Marcos de Palestra Itália, eterno e milagroso como o escudo em seu peito. Deus lhe proteja meu amado camisa 12, pois nós, contigo, já estamos sob proteção divina! “

2 Respostas so far »

  1. 1

    Paulo Henrique Nóbrega said,

    Que texto lindo Nathy,nunca tinha visto esse texto…SAO MARCOS sera eterno,esse sim é um idolo de verdade,vlw Santo!!!!!!!

  2. 2

    Lindo texto! Perfeito! De 1 a 10, nota 12! Parabéns!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário