Acorda, Palmeiras!

Salve, torcida!

Me contive ao máximo para não sair por aí publicando que teriamos chances ainda no campeonato depois do jogo de quarta-feira, contra o Flamengo.

Me empolguei, como todo começo de temporada, depois de ter o Kleber afastado do elenco e ver o Palmeiras jogando bola de novo, mesmo que tenha saído com um único pontinho do RJ.

Ainda bem! Ainda bem que me controlei e não sai por aí feito uma torcedora iludida acreditando na vaga para a Libertadores e quem sabe, até a briga pelo título.

Estive no Canindé neste domingo, esperançosa e louca para gritar para o mundo todo que ainda acreditava no meu time. Acreditava…

O Palmeiras foi a campo com Deola, Paulo Henrique (que não é o Ganso), Thiago Heleno, Henrique, Gabriel Silva, Chico, Marcio Araujo, Valdivia, Luan, Maikon Leite e Ricardo Bueno e o Murtosa no comando.

Os primeiros dez minutos de jogo fora empolgantes, o Flu sequer chegou na área do Verde. Quase arrisquei a dizer no twitter: “Chico entra para o hall dos jogadores que calaram a boca da torcida junto com Thiago Heleno, que aliás, nunca deveria ter ido para o banco”. De novo, ainda bem que me contive.

Foi uma doce ilusão. Com 15′ Fred cabeçou entre três na área do Palmeiras e Deola aceitou. Depois do gol o time visívelmente caiu de produção, ficou perdido em campo e deixou o tricolor carioca dominar. Vi a nossa zaga sendo feita de besta pelos jogadores do Flu, que pintavam e bordavam lá dentro. Deola fez algumas defesas de respeito, salvando o que poderia ser uma goleada.

Arrisco dizer que Gabriel Silva foi o pior em campo. Nitidamente receoso, nunca tocava pra frente, sempre voltava a jogada e não acertava um passe de meio metro. Chegou a ser ‘cômico’ quando, no segundo tempo, os torcedores comemoraram e aplaudiram uma roubada de bola dele e um cruzamento certo. Praticamente um milagre.

Não entendi a substituição que o Murtosa fez. Tirou o lateral Paulo Henrique, que não comprometia na partida, e colocou o volante Rivaldo. Mesmo que o Rivaldo tenha feito uma boa partida (deu até olé), o certo seria tirar URGENTE o Gabriel.

Alguém precisa trocar a chuteira do Maikon Leite pra ontem. Não dá mais esse menino escorregando na boca do gol toda partida. Ele está me lembrando o Armero que em certo momento no time, parecia uma vaca louca correndo no campo, sem objetivo nenhum. Ele precisa PENSAR e não só correr. E claro, não deixem mais ele passar fome, ele desconta isso dentro de campo também.

O Luan foi o cara de sempre, esforçado, corre muito, roubou umas boas bolas, incansável e o mesmo perdedor de gols. Acho que foram uns 2 ou 3 na cara do gol que fez a torcida xingar até a quinta geração de sua família. Tenho dito e repito : o Palmeiras tem muitos jogadores esforçados, faltam alguns craques para tornar esse time o ideal.

E falando em craque, o nosso só apareceu no segundo tempo da partida. Valdivida deve ter jogado uma água na cara no intervalo e deu uma despertada. Não me convence a história de que a bola não chega, até porque ele é o meia, não? Ele que tem que buscar e criar as chances de gol, até onde eu entendo de futebol. Ainda que tarde, pelo menos ele acordou, passou a procurar jogo e é notório a melhora do time com ele em campo (acordado). Mas não dá pra jogar sozinho, né Mago?

Eu nunca vi em um jogo uma torcida como hoje. Irritada, impaciente, nervos a flor da pele. Nunca ouvi tantos xingos e ofensas a jogadores tão cedo em um jogo e por tanta gente.

Teve o lado inverso, que foi no segundo tempo, quando após o penalti sofrido por Luan e convertido por Valdivia, a torcida inflamou e passou a jogar junto com o time. Antes disso, me entristeceu quando lembrei do nosso hino. Me bateu aquela consciência de que ninguém mais tem honrado e respeitado. Nossa defesa está longe de ser a que ninguém passa e nem tem o que falar da linha atacante de raça. Só nunca imaginei deixar de ter a torcida que canta e vibra.

Depois de chegar ao empate o Palmeiras voltou a ir pra cima e estava muito mais perto da virada do que da vitória do Fluminense, mas em um bate cabeça da defesa com uma falha do goleiro Deola, vimos Martinuccio (sim, aquele) cruzar e Fred fechar o caixão marcando o seu segundo gol na partida.

Depois disso a torcida se calou e passou a acompanhar os jogadores que desanimaram dentro de campo. Nos limitamos a ouvir os cantos de ‘amor’ da torcida tricolor para o time, que agora entra de vez na briga pelo título. Enquanto isso o Palmeirense faz as contas para ver quando estaremos de fato livres da zona de rebaixamento. Que fase!

Esse não foi o Palmeiras que aprendi sozinha a amar. Não foram histórias como essa que li no livros, que ouvi de amigos, que vibrei, que torci. Esse não é o Palmeiras que quero para meu primo, meus filhos, meus netos. E por isso, dia 24 de outubro, as 19:00 hs em frente a academia de futebol, estarei presente no protesto pacífico a favor da DiretasSEP e contra o comitê gestor comandando por Mustafá Contursi. Precisamos resgatar o Palmeiras e devolvê-lo o quanto antes aos verdadeiros e apaixonados torcedores, nós!

Se você é sócio ou se solidariza com a causa, venha também nos ajudar a dar o primeiro passo dessa luta que é longa!

 

Avante, Palmeiras! Minha vida é você!

2 Respostas so far »

  1. 1

    Nathy pelo menos vc tá fazendo a sua parte pra protestar civilizadamente contra quem anda acabando com o Palmeiras de fato!
    E o teu time hj jogou nada,vi a partida como vi todas e teu time é esperar 2012 pra ver no que dá!
    Abraço
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter o blog é o @blogdoigor05 pra quem quiser seguir!

  2. 2

    Marcio Lima said,

    Temo pelo rebaixamento =(


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário